quarta-feira, 24 de março de 2010

hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos.

HIPERTEXTO

No meu entendimento, o hipertexto pode ser entendido como uma informação que abre espaço para outras contribuições que consideramos relevantes ou que se relacionam com um mesmo tema. Um hipertexto também pode apresentar links que nos remetem a outros textos, gravuras...

quarta-feira, 17 de março de 2010

CRÉDITOS DE CARBONO

Um dos projetos de sustentabilidade mais conhecidos no mundo; são os projetos de compensação de créditos de carbono. Por esses projetos, comunidades e empreendimentos das mais diversas áreas podem neutralizar as suas emissões de carbono através de negociações que levem ao estabelecimento de compensações para captação desse carbono emitido.


PARA SABER MAIS, clique aqui

TECNOLOGIAS NA ESCOLA DE ITAJUBÁ

quarta-feira, 3 de março de 2010

O PROFESSOR PESQUISADOR E REFLEXIVO

Na entrevista entre SALTO e ANTÔNIO NÓVOA ser professor hoje, segundo Nóvoa, sempre foi de grande complexidade. Hoje, porém, os professores têm que lidar não só com os saberes mas também com a tecnologia e com a complexidade social. Complexidade esta que se acentua pelo fato de a própria sociedade ter dificuldade em saber para que ela quer a escola.

NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO

De acordo com Ladislau Dowbor, a densidade de conhecimentos vem aumentando e exigindo mais conhecimentos e domínio das informações.
Devemos pensar educação (escola) como a articuladora, organizadora de espaços de conhecimento e capaz de avaliar sempre de onde vem esses conhecimentos.
O mercado de trabalho exige o domínio dos conhecimentos e cabe à escola ampliar as articulações entre os novos conhecimentos e a sociedade. Segundo Dowbor, a metodologia de organizar estes novos conhecimentos e informações precisam ser revistas, repensadas pela escola.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tecnologia ou Metodologia

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento.

As novas competências para a gestão do conhecimento são:

Competências para a aquisição de informação

Competências para interpretação da informação

Competências para a análise da informação

Competências para a compreensão da informação

Competências para a comunicação da informação.